terça-feira, maio 12, 2009

O NOVO NASCIMENTO

A PALAVRA DE DEUS NOS ENSINA QUE É NECESSÁRIO NASCERMOS DE NOVO

2 Corintios 5.17 “Aquele que está em Cristo é nova criatura; as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas”. O novo nascimento é a base para que Deus possa sentir a revelação de Seu amor por nós, não que Ele não o revelasse antes, mas nós é que não estávamos preparados espiritualmente para sentirmos essa manifestação.
O único sentimento que pode barrar o avanço do ódio e estancar as conseqüências funestas do ciúme é o amor. Quando amamos verdadeiramente ao nosso próximo, nos preocupamos com ele, nos entristecemos quando passa por dificuldades e sofre perdas, mas também nos alegramos quando consegue obter vitórias e ficamos felizes quando consegue prosperar material e espiritualmente.
Quando amamos ao nosso próximo oramos a Deus para que ele consiga realizar seus sonhos e tenha uma vida na qual todos possam ver a manifestação de Deus.
Como vimos anteriormente, o apóstolo João quando quis definir a Deus disse simplesmente que “Deus é Amor e aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus nele” I João 4.16. Para muitos, o fato de demonstrarmos amor pelo nosso semelhante é um sinal de que estamos nos tornando piegas demais e que esse sentimento já faz parte do passado, pois ninguém se preocupa tanto com seus semelhantes nos dias de hoje, pois as pessoas têm, segundo essas pessoas, coisas mais importantes para resolverem em suas próprias vidas.
Para as pessoas que não conseguem enxergar Deus no seu próximo essa coisa de abraçar, dar um beijo santo como forma de cumprimento, de se preocupar com o seu bem-estar é coisa do passado e não tem mais lugar nos dias de hoje.
Quando éramos do mundo e ainda não tínhamos reconhecido a Cristo como Salvador e o Espírito Santo ainda não habitava em nosso coração, vivíamos em nosso mundinho egoísta e egocêntrico por natureza. Tudo que girava ao nosso redor deveria fazê-lo em função de nós mesmos.
Alguns, sinceramente, se sentem como se fossem o centro do universo.
Puro engano de mentes viciadas com demonstrações frias e calculadas de um mundo que prefere valorizar as aparências em detrimento das qualidades das pessoas.
Você só tem tempo para trabalhar e quando alguém lhe fala acerca de Deus, você dá de lado e fala que não precisa dEle, pois consegue se virar sozinho.
Tudo parece estar bem com você: seu emprego, sua casa, seus amigos, seu divertimento nas horas de folga, sua conta bancária. Você parece não ter nenhum problema com nada, mas há dentro de você um vazio que você não consegue explicar. É algo que vem de dentro e apesar de você ter tudo o que faria com que qualquer pessoa se sentisse a mais feliz do mundo, você ainda continua se sentido como se algo lhe faltasse, mas por mais que tente explicar de onde vem esse sentimento você não consegue.
Num belo dia você é convidado por algum amigo ou amiga que é “crente” para ir à sua Igreja, pois lá haverá uma festividade e como sempre acontece, independente da festividade, estará aberta para pessoas que não pertencem à mesma.
Você, muito educado, aceita o convite e vai até lá.
De repente começam a cantar algumas músicas que você não conhece, mas vai logo se identificando com as suas letras porque elas falam do amor de Deus por você e do desejo que Ele tem de se relacionar com você e depois de alguns recados vem alguém, provavelmente um pastor, abre a Bíblia, lê um texto e nele está escrito “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3.16). Você ouve com atenção a leitura e parece que alguma coisa está acontecendo com você. As palavras que foram lidas produzem em você um desejo de entrega como nunca antes sentira. Você que não é de se emocionar começa a sentir o seu coração batendo mais forte e não sabe explicar o que está acontecendo.
Quando termina sua exposição, o orador faz um apelo para aqueles que não são crentes em Jesus, que se a mensagem que acabaram de ouvir lhes falou ao coração e sentem naquele momento o desejo de entregarem as suas vidas a Jesus que levantem uma das mãos e repitam uma oração com ele.
Ele explicou que você não estava assumindo um compromisso com ele, pastor, nem com a Igreja na qual se encontrava, estaria sim assumindo um compromisso com Jesus para que Ele fosse o Senhor de sua vida e dirigisse os seus passos a partir daquele momento.
Sem entender muito o por quê, você fez tudo o que ele pediu, porque aquelas palavras cravaram fundo no seu coração.
Você acabara de entregar a sua vida a Jesus, teve seus pecados perdoados para sempre, estava sendo recebido em uma nova família, uma família espiritual, e o melhor de tudo isso ainda estava por vir: estava sendo aceito como filho de Deus e acabara de ganhar o direito de morar com Ele, Jesus, por toda a eternidade e desfrutar de uma vida de alegria permanente.
Sabe o que acabara de acontecer com você? Você acabara de “nascer de novo”. Esse nascimento para alguns parece estranho e até impossível de acontecer, principalmente para aquelas pessoas muito cultas, pois desejam compreender racionalmente todas as coisas.
Havia no tempo de Jesus, um homem muito importante chamado Nicodemos. Ele era um dos mais importantes religiosos de Jerusalém e questionou Jesus acerca de algumas coisas que não entendia e Jesus lhe respondeu que para compreender determinadas coisas seria necessário que ele nascesse de novo.

“Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?
Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.
O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus:
Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?
Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho.
Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?
Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu.” (João 3.1-13)

Existem coisas que não conseguimos compreender com nossa capacidade limitada, materialista, pois elas só podem ser compreendidas espiritualmente como nos fala o apóstolo Paulo na primeira Carta aos Corintios:

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (1 Coríntios 2:14)
Como todo ser que acaba de nascer, você precisará de alguns cuidados para que possa crescer forte e sadio.
Você começa a freqüentar os cultos, as aulas da escola dominical, passa a ler assiduamente a Bíblia, e percebe que quanto mais estuda, ouve e busca a Deus, mais você O conhece.
Nesse momento começa a perceber que tudo o que você fazia antes dessa entrega nada tem a ver com a sua nova vida e não quer perder essa conquista por nada.
O que você tem que fazer então?
Continue buscando a Deus, procurando viver em comunhão com seus irmãos e se fortalecendo cada vez mais na Palavra de Deus, a Bíblia.
Se você agir assim, não estará isento de cair ou de errar, mas se você chegar a cair ou errar, não desista e volte para o mundo de onde você veio, mas continue firme com Jesus e lembre-se do que o apóstolo João nos ensina em sua primeira carta:

“Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”(I João 1.8-10)

“Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.”(I João 2.1-2)

Nenhum comentário: